Marionetas, objetos e memórias.
Espetáculo para crianças e toda família, uma viagem pelo interior das Minas Gerais e tantos outros interiores.
ALGUMA COISA
A história
"Alguma Coisa" nos apresenta a história de um homem que passa seus dias entre sua pequena casa e suas tarefas no campo, sempre cercado pelos seus amigos: as galinhas, as vacas e alguns peixes. Ao lado da casinha há um pé de manga e em frente há um lindo rio. Uma vida simples e feliz, mas em um instante tudo mudará.
Um certo dia o homem recebe uma carta, uma carta misteriosa. Uma carta que carrega uma provocação, um desafio para que ele construa alguma coisa que o retire do chão e o aproxime das nuvens, que o possa carregar para uma nova viagem.
A criação
O marionetista e narrador oral, Fábio Supérbi, buscou sua cidade natal, sua família e muitas memórias para compor essa obra. Mas aventurou-se a ir um pouco mais, correu campo. "Alguma Coisa" é sobre o interior, os campos e sobre as pessoas que lá vivem, seu trabalho na terra e a sua relação com os animais. Mas é também uma obra sobre os sonhos.
A banda sonora
Foi especialmente criada para o espetáculo por Leon Bucaretchi, pesquisador e músico. Música e encenação se unem produzindo uma experiência única e propiciando uma verdadeira imersão do público neste universo fantástico. Leon tomou por base as modas “caipiras”, os violeiros e os bailaricos nos terreiros poeirentos de Minas Gerais.
A trajetória
O espetáculo teve sua estreia no FICO - Festival Internacional de Contos (Lisboa), em 2019. Depois disso realizou apresentações em escolas e espaços culturais de Lisboa e região. Participou ainda do Festival Marionetes na Cidade (Alcobaça/2020) e do Fora dos Eixos (Sta Maria da Feira/2021).
O curta-metragem
O espetáculo ganhará uma adaptação para um curta-metragem, em 2022, fruto da parceria com dois cineastas Digo Martins e Sebastião Braga, realizado com apoio da Câmara Municipal de Lisboa, por meio do Fundo Emergencial Social (FES Projetos).
A equipa
Roteiro e encenação: Fábio Supérbi
Banda Sonora: Leon Bucaretchi
Cenários-pintura: Manu Romeiro
Criação das marionetes e interpretação: Fábio Supérbi
Produção: Estamos a Pensar (Portugal) e Heliodora (Brasil)
Apoio: anagrama - oficina de sonhos
Duração: 45 minutos















