
Histórias na Marmita
Marionetas, objetos e histórias clássicas do mar, que brotam
das pequenas marmitas metálicas...
APRESENTAÇÃO
Um homem do mar, desses antigos marinheiros, chega tranquilamente. A todos observa, ele vem para almoçar e traz consigo sua mesa, seus talheres e suas deliciosas marmitas. E claro, sua própria música, especialmente composta, para completar esse momento.
Essa são as “Histórias na Marmita”, um espetáculo de pequenos espetáculos. Contos clássicos saídos de pequenas marmitas. Uma visão delicada e divertida dessas obras e de suas personagens.
“Histórias na Marmita” propõe um entrecruzamento do teatro de formas animadas e da literatura. Contos clássicos, todos eles tendo o mar com universo central, inspiram minuciosas encenações.
E as marmitas de alumínio, objetos tão brasileiros e tão peculiar, que corriqueiramente carregam comida, neste caso passa a carregar palavras, marionetas e objetos especialmente criados.
Um desafio! Utensílios tão pequenos transformam-se em objeto de encenação, cada conto tem que caber em sua própria marmita. Como carregar o mar, os aventureiros e as criaturas todas? É isso que vemos nesse espetáculo de pequeno formato, feito para quaisquer espaços.
AS HISTÓRIAS DO MAR
O espetáculo é um verdadeiro desafio que proporciona uma abordagem singular de tais histórias e permite apresentar uma visão única e divertida das obras, suas personagens e suas aventuras. São adaptações especialmente criadas pelo marionetista para que tudo, cenários, bonecos e bonecos possam surgir de dentro das marmitas e recriar o universo desses clássicos.
São cinco histórias adaptadas para esse pequeno formato: "A Ilha do Tesouro", de Robert Louis Stevenson, "O Velho e Mar", de Ernest Hemingway, "Moby Dick", de Herman Melville, "A Sirena do Nevoeiro", de Ray Bradbury e finalmente "Simbad - o Marujo", anônimo.
FICHA TÉCNICA
Textos e interpretação: Fábio Superbi
Banda Sonora (inspiração 8 bits): Leon Bucaretchi
Cenários, figurinos e pinturas: Manu Romeiro
Criação das marionetes e objetos: Fábio Superbi
Produção: Estamos a Pensar (Portugal) e Heliodora (Brasil)
Apoio: anagrama - oficina de sonhos
Duração: 7 a 9 minutos cada Marmita/história
(05 Marmitas ao todo, podem ser feitas todas para o mesmo público ou trocar a cada marmita)